Tribunal do Júri condena dois homens por homicídio e organização criminosa
Réus receberam 24 anos e 6 meses de prisão em regime fechado
Por: Maria Rita Silva Sena
18/09/2025 • 09h20
Nesta quarta-feira (17), o Tribunal do Júri da Comarca de Cristalândia condenou João Pedro Rodrigues de Carvalho e Lucas Silva Duarte por homicídio qualificado e participação em organização criminosa armada. O julgamento resultou da atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

Foto: Divulgação
Os promotores de Justiça Rogério Mota e Benedicto Guedes, do Núcleo do Tribunal do Júri, representaram o Ministério Público no plenário, sustentaram acusação e defenderam a condenação dos réus.
Segundo a denúncia, os réus foram responsáveis pela morte de Manoel Lourenço da Silva Filho da Conceição, ocorrida em 2 de outubro de 2022, em Lagoa da Confusão.
Reconhecimento pelo Júri
Durante os debates, os promotores de Justiça defenderam a condenação, e os jurados acolheram integralmente a tese apresentada. O Conselho de Sentença concluiu que ambos os acusados participaram do crime,que foi cometido com as qualificadoras de motivo torpe, perigo comum, dissimulação e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. Também foi constatado que integravam uma organização criminosa armada.
Penas aplicadas
O Judiciário estabeleceu, na dosimetria, pena de 24 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial fechado para cada um dos réus.
A Justiça negou o direito de recorrer em liberdade, considerando o elevado risco à sociedade e à ordem pública. Cabe recurso da decisão.