Justiça condena homem por série de crimes cometidos em Porto Nacional e Ipueiras
Réu cometeu delitos de homicídio, tentativa de homicídio e cárcere privado
Por: Mavi Oliveira
26/11/2025 • 15h30 • Atualizado
Um homem foi condenado à pena de 24 anos de reclusão por uma série de crimes cometidos nos municípios de Porto Nacional e e Ipueiras, em 23 de março de 2024. Os delitos praticados foram homicídio, tentativa de homicídio, constrangimento ilegal mediante violência e cárcere privado. A sentença foi proferida nesta terça-feira (25), durante sessão do Tribunal do Júri, em Porto Nacional.
Foto: Divulgação
A acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça Breno de Oliveira Simonassi, integrante do Núcleo do Tribunal do Júri do Ministério Público do Tocantins (MPNujuri). Ele detalhou os crimes cometidos e requereu a condenação do réu, Aderson da Silva Costa Filho.
O homem iniciou os crimes em uma fazenda na zona rural de Porto Nacional, onde tentou matar um homem a tiros, mas o homicídio não se consumou. Em seguida, ele utilizou a arma para ameaçar outra pessoa que estava no local e a forçou a furtar e dirigir um trator para fugir.
Após a fuga, o réu se deslocou até uma chácara na cidade vizinha de Ipueiras. No local, ele assassinou um homem a tiros.
Durante a sequência de fatos, Aderson também manteve três mulheres em cárcere privado, entre elas duas adolescentes.
O réu encontra-se detido desde 13 de abril de 2024. Da pena total, restam 22 anos, 4 meses e 9 dias a serem cumpridos. Foi determinado o cumprimento em regime inicial fechado.

