Quinta-feira, 27 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

MP aciona Prefeitura de Aparecida do Rio...

MP aciona Prefeitura de Aparecida do Rio Negro por fim de contratos irregulares

Ação judicial exige fim das contratações temporárias e realização do concurso

Por: Maria Rita Silva Sena

14/11/202513h20

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou ação, nesta quinta-feira (13), para que o Município de Aparecida do Rio Negro realize concurso público e cesse contratações irregulares. O último certame municipal ocorreu em 2012, deixando a administração há mais de uma década sem renovação efetiva do quadro.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


De acordo com o promotor de Justiça João Edson de Souza, há excesso de servidores contratados e comissionados exercendo funções típicas de cargos efetivos, como assistente administrativo, motorista e técnico de enfermagem. O MPTO afirma que a prática viole princípios constitucionais como moralidade, impessoalidade e obrigatoriedade do concurso público.

Dados enviados pelo próprio Município em 2024 mostram que os servidores efetivos representam apenas 44,9% na educação, 47,1% na saúde, 20,8% na assistência social e 21,6% na administração geral. O MPTO lembra que tentou resolver o problema administrativamente e que o Tribunal de Contas do Estado emitiu alerta sobre o déficit de efetivos em 2022.

Na ação, o Ministério Público pede que o Município extingua contratos temporários fora das normas e instaure procedimento administrativo para realização do concurso. Após 90 dias para os trâmites internos, a administração deverá aplicar, em até 180 dias, as provas do certame para preencher vagas essenciais.

mpto
concurso público
prefeitura
Banner
Relacionadas