TJTO terá oito novos desembargadores e CNJ cobra concurso para analistas
Ministro Mauro Campbell autorizou ampliação e apontou déficit de servidores efetivos
Por: Maria Rita Silva Sena
27/09/2025 • 17h31 • Atualizado
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, autorizou a criação de oito novos cargos de desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Com a decisão aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de magistrados de 2º grau deve passar de 12 para 20. O ministro também ressaltou a urgência da realização de concurso público para analistas judiciários.

Foto: Cecom | TJTO
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (26), durante o encerramento da inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça no TJTO. A vistoria, que começou em 24 de agosto, teve como meta avaliar o desempenho administrativo e jurisdicional do tribunal. Segundo Campbell, o levantamento apontou carência de servidores efetivos e a necessidade de ajustes internos para prevenir irregularidades, como nepotismo.
Mauro Campbell, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), explicou que o aumento no número de desembargadores vai ajudar a reduzir o acúmulo de processos parados. Em 2024, ele havia rejeitado o pedido de ampliação, alegando que o TJTO não havia atingido o índice de produtividade exigido pelo CNJ, de 86,75%.