Quinta-feira, 27 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

PF deflagra operação no Tocantins contra...

PF deflagra operação no Tocantins contra suspeitos de atrapalhar investigação

Governador afastado Wanderlei Barbosa está entre os alvos da operação em Tocantins

Por: Maria Rita Silva Sena

12/11/202507h57Atualizado

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Nêmesis, que cumpre 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. A ação apura possíveis tentativas de atrapalhar investigações sobre o desvio de recursos destinados à compra de cestas básicas durante a pandemia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Entre os alvos, está o governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicano), segundo apuração da TV Anhanguera. As ordens foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já havia determinado o afastamento de Barbosa e da primeira-dama em setembro deste ano.

A PF suspeita que investigados tenham usado cargos e veículos oficiais para remover documentos e materiais de interesse da Operação Fames-19. O objetivo seria impedir o avanço das apurações sobre uma organização criminosa ligada ao desvio de recursos públicos da Covid-19.

As ações buscam interromper a destruição e ocultação de provas e identificar novos envolvidos. Wanderlei Barbosa é investigado por crimes como peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, relacionados a contratações ilícitas na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

wanderlei barbosa
Operação
PF
stj
Banner
Relacionadas