PF abre novo inquérito para investigar crime organizado no Rio
Decisão atende determinação de Alexandre de Moraes no âmbito da ADPF das Favelas
Por: Manchete do Tocantins
06/11/2025 • 19h00
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, confirmou nesta quinta-feira (6) a abertura de um novo inquérito para investigar o crime organizado no Rio de Janeiro. A medida cumpre determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da ADPF das Favelas, que ordena à PF apurar esquemas de lavagem de dinheiro e a infiltração de facções e milícias no poder público.
Foto: Tomaz Silva | Agência Brasil
Durante evento na sede da PF em Brasília, Rodrigues afirmou que a corporação já instaurou o inquérito e iniciou a produção de conhecimento nos termos definidos por Moraes. O diretor-geral explicou que a PF, por meio da Superintendência no Rio e da Diretoria de Combate ao Crime Organizado (Dicor), já atua em investigações semelhantes, mas que novas frentes serão abertas conforme necessário.
A determinação do STF ocorre após a megaoperação policial que deixou 121 mortos no Rio, incluindo quatro agentes. No despacho, Moraes ordena que a PF informe o andamento das apurações previstas no acordo firmado com o governo fluminense e amplie as investigações sobre lavagem de dinheiro e infiltração criminosa em estruturas do Estado.

