Não sei se será mulher, homem, preto ou branco, afirma Lula sobre vaga no STF
Presidente disse que o critério para escolha do ministro será a capacidade de cumprir a Constituição
Por: Mavi Oliveira
13/10/2025 • 14h30 • Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre quem será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O petista afirmou nesta segunda-feira (13) que quer uma pessoa gabaritada, não um amigo, para ocupar a vaga que será aberta por Luís Roberto Barroso.

Foto: Ricardo Stuckert | PR
Em viagem a Itália, Lula foi questionado sobre o perfil da pessoa que ele vai indicar para a corte e sobre qual mulher também estava sendo considerada para o posto.
O petista respondeu que o critério a ser avaliado será a capacidade de cumprir a Constituição. "Eu quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero uma pessoa que seja antes de tudo uma pessoa gabaritada para ser o ministro da Suprema Corte", disse.
"Eu não quero um amigo. Eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira. É essa a qualidade que eu quero. É a única. Foi assim com todos os ministros que eu indiquei até agora ou as ministras e vai continuar sendo assim."
Lula participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação e de reunião sobre a Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, na Itália. Ele volta na noite desta segunda para o Brasil e disse que nos próximos dias pretende conversar com integrantes do governo antes de tomar a decisão.