Domingo, 12 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

STF nega pedido de Wanderlei Barbosa par...

STF nega pedido de Wanderlei Barbosa para voltar ao governo do Tocantins

Decisão do ministro Luís Roberto Barroso ocorre quando o pedido é considerado inadequado

Por: Mavi Oliveira

10/10/202514h00

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de habeas corpus do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para voltar ao cargo. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10). Ele foi afastado do cargo, em setembro por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos com a compra de recursos para compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.

Foto: Antonio Gonçalves | Governo do Tocantins

Foto: Antonio Gonçalves | Governo do Tocantins


O processo atualmente tem como relator o ministro Luís Roberto Barroso. A manifestação é de que o habeas corpus foi negado, o que ocorre quando o pedido é considerado inadequado, não está fundamentado de forma adequada, carece de elementos essenciais ou ainda contraria entendimento pacificado do tribunal ou súmula.

A defesa do governador entrou com o recurso no dia 8 de setembro de 2025. No dia 10 do mesmo mês, uma movimentação publicada no site da corte apontou a solicitação como “não conhecida”. Na época, a defesa de Wanderlei não tinha apresentado os documentos que comprovem constrangimento ilegal.

Após a tentativa, a defesa juntou os documentos, mas o ministro Edson Fachin, que estava como relator, acabou deixando o caso após assumir a presidência do STF. Com isso, o caso foi redistribuído para o ministro Barroso.

stf
wanderlei barbosa
Banner
Relacionadas