Domingo, 12 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Presidente do Sindnapi fica em silêncio...

Presidente do Sindnapi fica em silêncio na CPMI do INSS

Milton Baptista permanece em silêncio na CPMI com habeas corpus do STF

Por: Maria Rita Silva Sena

09/10/202513h05Atualizado

O presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), Milton Baptista de Souza Filho, se recusou a responder perguntas durante depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS, nesta quinta-feira (9). O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), foi quem fez os questionamentos.

Foto: Reprodução | TV Senado

Foto: Reprodução | TV Senado


Mais cedo, segundo o g1, o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu habeas corpus para que Milton pudesse permanecer em silêncio ao longo da oitiva. Embora tenha sido convocado como testemunha, o magistrado reconheceu que há indícios de que ele possa ser tratado como investigado.

O Sindnapi foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira. A entidade é presidida por Milton e tem como diretor vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de ser citado em requerimentos da oposição, Frei Chico não teve a convocação aprovada pela CPMI.

A comissão deve apurar o aumento de 564% nos valores repassados pelo INSS ao sindicato nos últimos cinco anos. O montante recebido pela entidade a partir de descontos nos benefícios passou de R$ 23,2 milhões, em 2020, para R$ 154,7 milhões em 2024.

CPMI
inss
stf
Banner
Relacionadas