Domingo, 12 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Em Dianópolis, Bombeira Mirim de 13 anos...

Em Dianópolis, Bombeira Mirim de 13 anos salva bebê de 27 dias

Ana Júlia Alves de Sousa, aluna do PROEBOM, aplicou técnica de desobstrução das vias respiratórias e salvou a irmã

Por: Maria Rita Silva Sena

11/10/202510h30Atualizado

Uma atitude corajosa salvou a vida de uma bebê de 27 dias em Dianópolis, no sudeste do Tocantins. A responsável foi Ana Júlia Alves de Sousa, de 13 anos, aluna do Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM). Ao perceber que a irmã estava com dificuldade para respirar, Ana Júlia aplicou a técnica de desobstrução aprendida nas aulas.

Foto: Divulgação CBMTO

Foto: Divulgação CBMTO


O caso aconteceu durante a madrugada. A mãe percebeu que a bebê escorria leite pelo nariz e parecia sufocada. “Minha mãe me chamou desesperada. O quarto estava escuro, pedi pra ela ligar a lanterna do celular pra eu ver. Quando olhei, vi que minha irmã já estava roxinha. Coloquei ela deitada no meu braço e fiz a tapotagem, batendo nas costas dela cinco vezes. Na quinta, ela chorou. Foi quando percebi que tinha dado certo”, contou Ana Júlia.

Mesmo abalada, a jovem manteve a calma e executou o que havia aprendido nas aulas de primeiros socorros. “Na hora em que ela chorou, eu parei no tempo, sem acreditar no que tinha acabado de fazer. Depois ela voltou ao normal e dormiu. Foi um alívio enorme”, lembrou emocionada. O soldado Adriel Nunes Tavares, instrutor do PROEBOM, destacou o orgulho e a emoção ao saber do ocorrido.

O episódio reforçou o valor do programa e a importância de ensinar primeiros socorros às crianças. “Quando soube do que aconteceu, fiquei extremamente feliz. Foi uma sensação de dever cumprido. A Ana Júlia mostrou que o que ensinamos tem valor real, salvou uma vida aplicando o que aprendeu conosco”, afirmou o soldado.

corpo de bombeiros
primeiros socorros
Banner