Segunda-feira, 3 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Megaoperação contra facção criminosa tem...

Megaoperação contra facção criminosa tem, pelo menos, 20 mortos

Operação no Rio de Janeiro prende 81 suspeitos do Comando Vermelho e mobiliza 2.500 agentes

Por: Maria Rita Silva Sena

28/10/202512h45Atualizado

Pelo menos 20 pessoas morreram e 81 foram presas nesta terça-feira (28) durante uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Traficantes reagiram com tiros e barricadas em chamas, enquanto vídeos mostram intensa troca de disparos. A ação faz parte da Operação Contenção, iniciativa permanente do estado para combater o avanço da facção.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Entre os mortos estão 18 suspeitos e dois policiais civis: Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, da 53ª DP, e Rodrigo Velloso Cabral, da 39ª DP. Ao menos 2.500 agentes das forças de segurança participaram do cumprimento de 100 mandados de prisão. Criminosos também reagiram lançando bombas com drones e fugindo por áreas altas das comunidades.

Segundo o g1, o balanço parcial indica que nove agentes foram baleados e dois morreram. Três civis foram atingidos por balas perdidas, incluindo um homem em situação de rua e uma mulher em academia, que já recebeu alta. Policiais apreenderam 31 fuzis, duas pistolas e nove motos, além de prenderem importantes líderes do CV.

Entre os capturados estão Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quitungo, e Nicolas Fernandes Soares, operador financeiro de altos chefes do grupo. O secretário de Segurança do RJ, Victor Santos, destacou que a operação foi planejada exclusivamente pelo estado. Cerca de 280 mil moradores vivem nas áreas afetadas e a ação seguirá conforme a estratégia de inteligência.

Operação
rio de janeiro
morte
prisão
Banner
Relacionadas