DNA comprova identidade de bebê natimorto e esclarece caso de 2021
A família apresentou questionamentos quanto a identidade da criança
Por: Beatriz Pontes
26/07/2025 • 17h00
Teste de DNA realizado em um bebê natimorto esclareceu caso ocorrido em 11 de outubro de 2021 em Palmas. Na ocasião, uma mãe foi submetida a uma cesariana, durante a qual o bebê nasceu com vida, mas teve o óbito comunicado posteriormente pela equipe médica. A situação gerou dúvidas quanto à identidade do recém-nascido falecido, agora esclarecida com o exame genético.

Foto: Freepik
Segundo as investigações a genitora foi submetida a parto cesárea no Hospital e Maternidade Dona Regina, tendo o bebê nascido com vida e em seguida sendo encaminhado para cuidados médicos. Mais tarde, a equipe médica comunicou o falecimento do recém-nascido em razão de causas como pneumotórax, hipoplasia pulmonar, hérnia diafragmática, lábio leporino e fenda palatina.
Diante da situação a família apresentou questionamentos quanto a identidade da criança entregue após o falecimento, de maneira que foi instaurado inquérito policial para apurar a possibilidade de erro ou troca.
As investigações confirmaram, com elevado grau de certeza, a maternidade da criança natimorta. De acordo com Marciley Alves Bastos, chefe do Laboratório de Genética Forense, o trabalho realizado pelo Laboratório de Genética Forense foi fundamental para o esclarecimento do caso. "Este foi um dos casos mais desafiadores devido à complexidade das amostras analisadas, mas que, ao final, pudemos dar um resultado a está mãe que muito sofreu e que agora poderá viver o luto com a certeza do que aconteceu", afirmou.