PF investiga fraudes no INSS em sindicato ligado a Frei Chico, irmão de Lula
Operação da PF cumpre 66 mandados em oito estados e no Distrito Federal
Por: Maria Rita Silva Sena
10/10/2025 • 11h19
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), onde José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é vice-presidente, foi alvo de buscas da Polícia Federal nesta quinta-feira (9). A ação faz parte da nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes e descontos indevidos em benefícios do INSS.

Foto: Reprodução | Redes Sociais
Ao todo, foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em oito estados e no Distrito Federal. O presidente do sindicato, Milton Baptista de Souza Filho, foi alvo das buscas, mas Frei Chico não é investigado nesta etapa da operação.
De acordo com a PF, o objetivo é aprofundar as apurações sobre crimes como inserção de dados falsos, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. Em São Paulo, foram apreendidos carros de luxo, dinheiro em espécie e documentos que podem comprovar o envolvimento de entidades e empresários no esquema.
Em nota, o Sindnapi afirmou que recebeu com surpresa os mandados e negou qualquer prática irregular. A entidade declarou que sempre atuou em defesa dos aposentados e que apresentará provas da legalidade de suas ações. O caso segue sob investigação pela Polícia Federal e pelo STF.