Ato de 37 anos do Tocantins é realizado neste domingo na Praça dos Girassóis
Solenidade contou com a presença de poucos políticos
Por: Mavi Oliveira
05/10/2025 • 11h30 • Atualizado
O ato de comemoração aos 37 anos do Tocantins foi realizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, neste domingo (5). A solenidade contou com a presença de poucos políticos, como o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), acompanhado pela primeira-dama, Polyana Siqueira e secretários da gestão além do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) e o senador Irajá (PSD).

Foto: Reprodução | Instagram
Em seu discurso, Laurez disse que não terá nenhuma ação na capital que não seja em parceria com a gestão municipal. “Temos que respeitar a capital e respeitar a história”, disse ao falar também da história de Siqueira Campos.
O governador aproveitou para fazer críticas: “O órgão de extensão rural do Estado não será mais um comitê político”, acusou. Ele defendeu o uso dos recursos federais para destinar para os produtores e defendeu a manutenção e construção de rodovias. “Vamos fazer uma gestão voltada para a industrialização”, prometeu.
“Temos que pensar numa gestão séria e podem estar certos que cada centavo que entrar será um tijolo na construção do Estado”, disse.
“Vamos mudar a realidade do Estado não podemos ser lembrados no Brasil como um Estado cheio de problemas e de acusações. Não admito o Estado gastar R$ 20 milhões com jato e o cidadão não ter um ar condicionado para ter conforto num hospital”, chegou a dizer ao pedir ajuda para fiscalizar o Estado.
Discurso de Eduardo Siqueira
O prefeito de Palmas discursou por mais de meia hora, fez uma viagem à história, falou do seu pai, o ex-governador do estado, José Wilson Siqueira Campos, e dos legados. Ele falou que o espírito público é maior patrimônio de um político. Eduardo disse que fazia tempo que não podia usar a palavra no aniversário do Tocantins.
O gestor ressaltou trajetórias como a de Darci Coelho, que estava presente no evento. “Vossa excelência é um farol para que possamos seguir com honradez”, disse. Ele também homenageou a esposa Polyana e falou da popularidade dela e ainda da filha, Gabriela Siqueira Campos, secretária da Causa Animal da capital.
Um dos principais momentos do evento foi quando Eduardo sancionou a lei que dá o nome de seu pai, José, a Avenida Teotônio Segurado.