Popularidade da primeira-dama Janja despenca, aponta pesquisa Quaest
A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 4 e 9 de dezembro
Por: Manchete do Tocantins
23/12/2024 • 07h18
A aprovação popular de Janja, primeira-dama do Brasil, vem despencando ao longo dos dois anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dados de uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgados pelo colunista de O Globo, Lauro Jardim, mostram que a percepção positiva em relação a ela é hoje apenas metade do que era no início de 2023.
Questionados sobre sua opinião acerca de Janja, apenas 22% dos entrevistados responderam de forma positiva, uma queda expressiva em comparação aos 41% registrados em fevereiro do ano passado. Ao mesmo tempo, a opinião negativa mais que dobrou, saltando de 19% para 38%, enquanto 30% avaliaram a primeira-dama como “regular”. Esses índices estão abaixo até mesmo dos registrados pelo próprio presidente.
O levantamento também aponta quedas mais acentuadas em regiões e grupos específicos. No Nordeste, tradicional reduto eleitoral de Lula, a aprovação de Janja despencou de 56% para 29%. Entre os evangélicos, segmento estratégico no cenário político nacional, apenas 18% mantêm uma avaliação positiva dela, frente aos 30% de fevereiro de 2023.
A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 4 e 9 de dezembro, com 8.598 entrevistas em todo o Brasil. A margem de erro é de um ponto percentual, o que reforça a confiabilidade dos resultados.