Aprovação de Lula sobe e alcança desaprovação, ambas em 48%
Avaliação do trabalho de Lula no Executivo federal se mantém estável em relação a julho, atingindo pico do ano de 33%
Por: Maria Rita Silva Sena
12/09/2025 • 12h00 • Atualizado
A avaliação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Executivo federal subiu e agora empata com a desaprovação, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11). Ambas as avaliações registram 48%. No levantamento anterior, de julho, 46% dos entrevistados aprovavam o presidente, enquanto 50% o desaprovavam.

Foto: Ricardo Stuckert | PR
Em abril, as avaliações também estiveram próximas do empate, com 48% de aprovação e 49% de desaprovação. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades, entre segunda (8) e terça-feira (9).
Avaliação do governo
A avaliação do governo também apresentou alta, alcançando 33% de ótimo/bom, o maior índice do ano, ante 38% de reprovação.
O Datafolha revela que o perfil de aprovação do governo segue o padrão do eleitorado de Lula: ele é mais bem avaliado entre nordestinos (45% de ótimo/bom), pessoas com menor escolaridade (40%), na faixa etária de 45 a 59 anos (40%) e entre os mais pobres (39%).
Por outro lado, a reprovação é mais alta entre os moradores do Sul (52%), evangélicos (52%), pessoas com renda acima de dois salários mínimos (47% a 51% nas três faixas) e aqueles com ensino superior completo (46%).
Em relação a julho, a aprovação de Lula cresceu significativamente em seu principal reduto eleitoral, o Nordeste, passando de 38% para 45% de ótimo/bom, com margem de erro de quatro pontos percentuais nesse segmento.