Domingo, 12 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Justiça determina regularização de três...

Justiça determina regularização de três loteamentos em Gurupi

Loteamentos irregulares em Gurupi permanecem sem registro desde 1982, diz MPTO

Por: Maria Rita Silva Sena

12/09/202513h20Atualizado

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) conseguiu na Justiça uma decisão que obriga o município de Gurupi a regularizar, em até seis meses, os loteamentos Central, Leste e Aeroporto Velho.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


A sentença atende a uma ação civil pública movida pela 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi, que atua na defesa do meio ambiente e da ordem urbanística.

Segundo o MPTO, quase 7.800 hectares foram doados pela União ao município em 1982, mas a administração municipal não cumpriu a obrigação de parcelar a área e registrar os loteamentos em cartório. Isso mantém os imóveis em situação irregular.

Na decisão, o juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Gurupi destacou a omissão da Prefeitura: “O Município de Gurupi vem postergando a regularização do empreendimento de forma protelatória e ilícita, ferindo todas as regras e princípios da boa-fé, tendo em vista a alienação de lotes, a função social dos contratos e do direito, incorrendo em ato ilícito, sendo seu dever repará-lo.”

A ação civil pública foi ajuizada em 2011, e durante o processo já havia sido concedida liminar que determinava a regularização dos loteamentos. A decisão definitiva foi publicada em 26 de agosto de 2025.

O Ministério Público é representado no caso pela promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias do Carmo.

mpto
gurupi
Regularização
Banner
Relacionadas