Feminicídio têm queda de 50% no estado do Tocantins no primeiro trimestre
Neste ano, entre janeiro e março, há registro de três ocorrências no estado
Por: Mavi Oliveira
02/05/2025 • 10h11 • Atualizado
O Tocantins teve uma redução de 50% nos casos de feminicídio, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No primeiro trimestre do ano passado, entre janeiro e março, foram registrados seis casos. Neste ano, no mesmo período, há registro de três ocorrências. Um dos casos aconteceu em Tocantinópolis, onde um homem de 32 anos é suspeito de assassinar a companheira e tentar ocultar o corpo.

Foto: Marcos Santos | USP
Ao Manchete do Tocantins, o delegado Afonso Lyra, titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), atribui a redução à implementação de políticas públicas de prevenção e repressão qualificada.
"As ações realizadas para reprimir esses crimes consistem em uma repressão qualificada a esses delitos que, quase na totalidade dos casos, os autores desses são localizados e presos logo após o crime. Não há impunidade em relação a esses casos. (Os criminosos) são identificados e presos", finaliza.
Canais de denúncia
No Tocantins, as denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos seguintes números e canais especializados:
- Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam)
- Disque 190: a Polícia Militar deve ser acionada em casos de emergência.
- Disque 180: é a Central de Atendimento à Mulher. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.