Acusado do Caso Vitória presta depoimento nesta sexta-feira
Após depoimento, processo seguirá para fase de memoriais escritos
Por: Maria Rita Silva Sena
19/09/2025 • 10h40 • Atualizado
O processo contra Maicol dos Santos, único suspeito detido pela morte de Vitória Regina de Sousa, de 17 anos, terá um novo capítulo nesta sexta-feira (19), com a audiência marcada para o depoimento do acusado. Maicol está preso desde 8 de março, suspeito de homicídio qualificado, sequestro e ocultação de cadáver. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou denúncia por quatro crimes, incluindo feminicídio.

Foto: Reprodução
De acordo com apuração da CNN Brasil, a expectativa é que Maicol permaneça em silêncio no início da audiência, o que poderá encerrar o interrogatório. Caso a defesa confirme essa decisão, o juiz poderá concluir o ato de imediato. Após o depoimento, MPSP, assistente de acusação e defesa terão a oportunidade de solicitar diligências adicionais. Por conta da complexidade do processo, que reúne mais de duas mil páginas, a fase de memoriais orais foi convertida em escrita, com cinco dias concedidos para cada parte apresentar seus argumentos antes da definição sobre o júri popular.
Vitória desapareceu em Cajamar (SP) no dia 26 de fevereiro, após sair do trabalho. Mensagens enviadas por ela a uma amiga indicavam que estava sendo seguida por dois homens. Seu corpo foi localizado em uma área de mata em 5 de março, apresentando sinais de violência, cabeça raspada, ausência de roupas e avançado estado de decomposição. O laudo apontou hemorragia traumática causada por três facadas, e a polícia descreveu o autor do crime como alguém obcecado pela vítima.
Maicol possuía fotos da adolescente em seu celular e chegou a confessar o homicídio, embora a defesa alegue que a confissão tenha ocorrido sob coação. Perícias indicaram que a morte não ocorreu dentro do veículo do suspeito e detectaram material genético de uma terceira pessoa, um perfil masculino não identificado, no carro de Maicol.