Segunda-feira, 13 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Filha do ministro Edson Fachin sofre ata...

Filha do ministro Edson Fachin sofre ataque em universidade do Paraná

Professora foi chamada de “lixo comunista”

Por: Maria Rita Silva Sena

16/09/202510h04Atualizado

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, foi agredida por um homem não identificado ao deixar a instituição, na última sexta-feira (12).

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Ela foi alvo de insultos, chamada de “lixo comunista”, e atingida por uma cusparada. O episódio foi relatado pelo marido dela, o advogado Marcos Gonçalves, que classificou o ato como uma “agressão covarde”. Segundo ele, o autor era um homem branco, mas não forneceu mais detalhes. Melina não se manifestou publicamente.

"Esta violência é fruto da irresponsabilidade e da vilania de todos aqueles que se alinharam com o discurso de ódio propalado desde o esgoto do radicalismo de extrema direita, que pretende eliminar tudo que lhe é distinto", afirmou Gonçalves, em publicação nas redes sociais.

O advogado relacionou a agressão a um episódio anterior, ocorrido no dia 9, quando a UFPR cancelou o evento “Como o STF tem alterado a interpretação constitucional?”, organizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, houve confusão entre estudantes e convidados, como o vereador Guilherme Kilter (Novo) e o advogado Jeffrey Chiquini. Segundo a universidade, a Polícia Militar entrou no campus sem ser acionada e “atuou de forma desproporcional”.

Para Gonçalves, o ataque contra Melina “carrega as assinaturas de todos aqueles que protagonizaram mais um episódio de provocação, tumulto e desrespeito às instituições”.

agressão
violência
Banner
Relacionadas