Sarampo no Tocantins: veja os principais sintomas e quando procurar ajuda
A doença é altamente contagiosa e apresenta sintomas que podem ser confundidos com outras viroses
Por: Beatriz Pontes
29/07/2025 • 12h00 • Atualizado
O Tocantins registrou 16 casos notificados de sarampo no município de Campos Lindos, destes nove foram confirmados, o que gerou um estado de alerta no estado. A doença é altamente contagiosa e apresenta sintomas que podem ser confundidos com outras viroses.

Foto: Freepik
O Ministério da Saúde informa que a aparição de manchas vermelhas pelo corpo e febre alta (acima de 38,5º) em conjunto com um ou mais dos seguintes sintomas pode indicar sarampo:
- Tosse seca;
- Conjuntivite;
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Mal-estar intenso.
O órgão federal de saúde destaca que as manchas vermelhas surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas, entre 3 e 5 dias após o contato com o vírus. Em seguida, espalham-se por todo o corpo. “Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, especialmente em crianças menores de 5 anos”, ressalta a autoridade sanitária.
O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo e pode causar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Algumas das complicações geradas pela doença são, pneumonia, otite, que pode acarretar na perda permanente da audição, e encefalite aguda. Em caso de suspeita da doença, é fundamental consultar um médico para a realização do exame laboratorial que confirmará o diagnóstico.