Sexta-feira, 8 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Tocantins promove Dia D de vacinação con...

Tocantins promove Dia D de vacinação contra sarampo

Só no último mês já foram aplicadas quase oito mil doses contra o sarampo

Por: Beatriz Pontes

05/08/202510h50Atualizado

Em meio a confirmação de casos de sarampo no estado, o Governo do Tocantins realizará o Dia D de Vacinação contra a doença. A ação ocorrerá no sábado (9). De julho a agosto de 2025, foram aplicadas quase oito mil doses contra o sarampo em todo o estado.

Foto: Mariana Ferreira | Governo do Tocantins

Foto: Mariana Ferreira | Governo do Tocantins


Todos os 139 municípios foram convidados a participar e todas as 323 salas de vacinação do Estado estão devidamente abastecidas com imunizantes. O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, espera a adesão de todas as municipalidades. “Convocamos toda a população a atentar-se à carteira de vacinação e procurar atualizá-la, para que possamos conter esta doença que pode ser letal. Vacinar é um ato de proteção”, afirma.

Casos

Até a segunda-feira (4), 27 casos de sarampo foram notificados no Tocantins, sendo 18 deles no município de Campos Lindos, cinco em Palmas, dois em Porto Nacional, um em Nova Olinda e um em Araguaína. Destes, 16 foram confirmados em Campos Lindos, quatro descartados (dois em Porto e dois em Palmas) e nove seguem em investigação.

Esquema vacinal

O imunizante para o sarampo é disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e o esquema vacinal recomendado é o seguinte:

Crianças de 6 a 11 meses e 29 dias: dose zero com a vacina dupla viral;

-Crianças de 12 meses: primeira dose (D1) da tríplice viral e, após 30 dias, segunda dose (D2) com a tetraviral (ou tríplice viral + varicela);

Crianças de 15 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: segunda dose (D2) da tríplice viral, se já vacinadas aos 12 meses;

Pessoas de 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, se sem histórico vacinal ou com esquema incompleto;

Pessoas de 30 a 59 anos: dose única da tríplice viral;

Trabalhadores da saúde: duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.

Cobertura

Em 2024, a cobertura vacinal contra o sarampo no Tocantins alcançou 93% na primeira dose e 80% na segunda, índices abaixo da meta recomendada de 95% do público-alvo. Em 2025, até julho, a cobertura foi de 86% com a primeira dose e 55% com a segunda.

sarampo
vacinação
Banner
Relacionadas