Quarta-feira, 13 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Dia D contra o sarampo imuniza 14,6 mil...

Dia D contra o sarampo imuniza 14,6 mil pessoas no Tocantins

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo contou com a participação de 136 municípios

Por: Beatriz Pontes

11/08/202509h30

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo, realizado no último sábado (9), contou com a participação de 136 municípios do Tocantins. Segundo dados parciais da Diretoria de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES-TO, 14.695 crianças e adultos compareceram as salas de vacinas.

 Foto: Ananda Santos | Governo do Tocantins

Foto: Ananda Santos | Governo do Tocantins


A secretária municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas), Dhieine Caminski destacou que em apenas 10 dias de campanha a Capital atingiu a meta de vacinação prevista para um mês. “Convidamos toda a população para fazer a cobertura vacinal contra o sarampo e também atualizar o cartão de vacina. Buscamos aumentar a cobertura vacinal e com a Missão Imunizar aqui em Palmas, em apenas 10 dias, conseguimos atingir o nosso público alvo para um mês. Também estamos disponibilizando os demais imunizantes de rotina para todas as faixas etárias”, comunicou.

Carlos Felinto, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO),  agradeceu o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde. “Quero agradecer toda a minha equipe, não tenho palavras para agradecer o trabalho de vocês, que independente do dia se organizaram e foram dar as mãos aos municípios para ajudar a combater os casos de sarampo, e assim temos feito. O vírus do sarampo veio importado de outro país, não estava circulante aqui no estado, mas com todas as ações estamos conseguindo conter sua propagação. E essa eficiência só é possível com o engajamento e movimento de cada um de nós, levando aos nossos amigos, familiares, filhos, netos, a conscientização de que precisamos atualizar o nosso cartão de vacina”.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI/MS), Eder Gatti Fernandes, destacou que manter o Brasil livre do sarampo é um desafio. Apesar de não haver circulação do vírus no país, as Américas já registraram mais de 9 mil casos e a Europa, mais de 22 mil neste ano. Ele ressaltou que a situação de Campos Lindos não foi falha local, mas um caso importado, como outros cinco já identificados no Brasil em 2024. Segundo o diretor, a transmissão foi contida e o trabalho no município encerrado, mas é necessário ampliar a proteção nos demais municípios

“O Tocantins é um estado que vacina muito bem. Entre as coberturas vacinais dos demais estados, Tocantins se destaca. Mas mesmo assim, é importante fazer esse trabalho de buscar quem não se vacinou. Se a pessoa não tem a comprovação, esqueceu a caderneta, não perca tempo, faça a vacina, que está disponível no SUS. Temos mais de 10 milhões de doses no nosso estoque, temos condições de abastecer o estado para outras ações eventuais.”, complementou Eder Gatti Fernandes.

sarampo
vacinação
Banner
Relacionadas