Gurupi investiga dois casos suspeitos de sarampo e intensifica vacinação
Prefeitura faz bloqueio vacinal em bairros e prepara Dia D para ampliar imunização
Por: Manchete do Tocantins
09/08/2025 • 11h30
A Prefeitura de Gurupi, no sul do Tocantins, investiga dois casos suspeitos de sarampo em um bebê de sete meses e uma criança de cinco anos. Para evitar a transmissão, equipes de saúde realizaram bloqueio vacinal nesta sexta-feira (8) nos setores Daniela e Nova Fronteira, onde moram as crianças. Técnicos passaram de porta em porta em pelo menos cinco quadras próximas, imunizando moradores sem comprovação vacinal. O prazo para concluir a ação é de até 72 horas.

Foto: Divulgação SES
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criança mais velha possui esquema vacinal completo e tem um pai que realiza constantes viagens. O bebê está internado no Hospital Regional de Gurupi. Amostras de sangue dos dois pacientes foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e as famílias passam por investigação epidemiológica.
O município realizará o Dia D de vacinação neste sábado (9), das 8h às 17h, para crianças a partir de seis meses. Na próxima semana, as unidades de saúde terão horário estendido até as 21h. No Tocantins, já foram confirmados 17 casos de sarampo, todos em Campos Lindos, e a Secretaria Estadual de Saúde prepara ação simultânea para abrir 323 salas de vacinação em todo o estado.