Segunda-feira, 13 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

MPTO apura denúncia de bullying contra a...

MPTO apura denúncia de bullying contra aluno autista em escola de Araguaína

Procedimento investiga relatos de exclusão e falhas da instituição de ensino.

Por: Maria Rita Silva Sena

18/09/202513h20

A 9ª Promotoria de Justiça de Araguaína instaurou um procedimento administrativo para apurar uma denúncia de bullying e perseguição escolar envolvendo um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 e altas habilidades em uma escola particular da cidade. Entre as diligências previstas, está a realização de um estudo sociopsicopedagógico por uma equipe interdisciplinar.

Foto: Marcelo de Deus | MPTO

Foto: Marcelo de Deus | MPTO


A investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) teve início a partir de uma comunicação enviada pelo Conselho Tutelar, relatando episódios de suposta violência escolar contra o estudante. A promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro Rios, responsável pelo caso, determinou que o procedimento acompanhe e fiscalize as medidas adotadas pelo colégio para prevenir e combater o bullying e outras formas de agressão no ambiente escolar.

Segundo relatos da mãe do aluno, o estudante teria sofrido exclusão por motivos econômicos, recebido advertências consideradas injustas e enfrentado prejuízos acadêmicos em razão de falhas de comunicação da instituição de ensino. Os episódios, de acordo com a genitora, teriam afetado diretamente o desempenho e o bem-estar do filho.

Em contrapartida, a escola negou a prática de bullying sistemático. A direção classificou os fatos como “desentendimentos pontuais e conflitos externos ao ambiente escolar” e apresentou relatórios elaborados por sua equipe pedagógica e psicológica. Os documentos, segundo a instituição, não confirmaram as situações relatadas pela mãe do aluno.

mpto
araguaina
violência escolar
educação
Banner
Relacionadas