Furto de veículos dispara no Tocantins e deixa motoristas em alerta
Dados do Ministério da Justiça apontam que número de casos diários chega a quatro por dia
Por: Mavi Oliveira
12/05/2025 • 18h04 • Atualizado
O número de furtos de veículos no Tocantins aumentou drasticamente. Segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o estado registrou 1.739 casos de janeiro a março de 2025 - crescimento de 71% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A média é de quase quatro furtos por dia, o que tem gerado preocupação entre trabalhadores que dependem do carro como fonte de renda.

Foto: Freepik
É o caso do estudante Pedro Henrique dos Santos, de 22 anos. Morador de Palmas, ele estuda Sistemas de Informação e trabalha como motorista de aplicativo para ajudar nas despesas da casa. “Dá medo sim. O carro é meu ganha-pão praticamente. Faço faculdade, mas preciso trabalhar também pra pagar as despesas e ajudar meus pais”, afirma, em entrevista ao Manchete do Tocantins. O veículo, segundo ele, foi um presente de um tio e seria impossível comprar outro em caso de perda.
Entre taxistas, o sentimento também é de apreensão. Francisco José Nogueira Alves, de 52 anos, teme ser mais uma vítima da criminalidade. “Sinto medo porque vejo muitos casos de roubo e até latrocínio nas redes sociais, mas sigo trabalhando com fé em Deus”, relata. Ele diz ter notado aumento dos furtos e roubos de veículos nos últimos meses.
Dados do Tocantins acompanham o do resto da região
O aumento no Tocantins acompanha uma tendência que também afeta a região Norte. Segundo o Sinesp, os estados nortistas registraram 2.390 furtos de veículos no primeiro trimestre deste ano, número 3% superior ao de 2024. A média diária chega a 27 ocorrências.
Embora o índice regional não seja tão expressivo quanto o estadual, especialistas alertam para a necessidade de reforço na segurança pública e em políticas de prevenção ao furto patrimonial.