Sexta-feira, 5 de setembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

CNH Cidadã no Tocantins vira alvo de fis...

CNH Cidadã no Tocantins vira alvo de fiscalização do MPTO

Ministério Público investiga seleção de beneficiários e uso de recursos do programa social

Por: Maria Rita Silva Sena

05/09/202511h12Atualizado

O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) abriu procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a execução do Programa CNH Cidadã, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO). O programa busca ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda, especialmente aquelas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

A fiscalização é conduzida pela 15ª Promotoria de Justiça da Capital, sob responsabilidade do promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira.

Foto: Ronaldo Mitt/MPE-TO

Foto: Ronaldo Mitt/MPE-TO


O procedimento foi instaurado nesta quinta-feira (4) e tem como foco o processo de seleção dos beneficiários e a correta aplicação dos recursos públicos. Para dar prosseguimento à investigação, a Promotoria expediu ofício ao Detran-TO, solicitando, em 10 dias, documentos como a cópia integral do regulamento do programa, os critérios de classificação e distribuição de vagas, e todos os atos administrativos que orientaram a escolha dos candidatos.

À Secretaria de Cidadania e Justiça foram requisitadas informações sobre o cruzamento de dados do CadÚnico, para validar a condição socioeconômica dos participantes do programa.

O Programa CNH Cidadã foi instituído pela Lei nº 4.764, de 21 de julho de 2025, sancionada pelo então governador Wanderlei Barbosa. A lei garante a gratuidade de todos os serviços e procedimentos para a obtenção da primeira CNH nas categorias A, B ou AB; e para a mudança para as categorias C, D ou E, para pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos ou em situação de vulnerabilidade social.

política
cnh
Banner
Relacionadas