Saiba quais são os locais mais procurados para morar em Palmas
Capital vive um momento de intensa expansão urbana
Por: Mavi Oliveira
07/05/2025 • 17h30 • Atualizado
Palmas, a capital mais jovem do Brasil, vivencia um novo ciclo de crescimento urbano. A cidade, planejada desde sua fundação, tem sido impulsionada por investimentos públicos em infraestrutura e um forte avanço da construção civil.
Segundo especialistas consultados pelo Manchete do Tocantins, o mercado imobiliário está aquecido, com novos moradores sendo atraídos principalmente para as regiões centrais.

Foto: Freepik
Moradores como o aposentado Gilberto Mendes Neto, de 62 anos, que buscam bairros que ofereçam segurança e lazer. “Prefiro comprar do que alugar porque é uma garantia de que não vão me tirar de lá”, diz.
Ele cogita comprar um imóvel próximo à Praia da Graciosa, por acreditar que um bom bairro é aquele que alia segurança e opções de lazer para os moradores. "Se um bairro não é capaz de me oferecer essas coisas, não quero. Gosto de me exercitar pela manhã e também passear com a família e amigos. Bairro bom é aquele que protege seus moradores", acrescenta.
Perfis distintos de procura
A advogada e corretora de imóveis Sayra Monteiro observa que há diferenças claras entre quem procura alugar e quem busca comprar.
“Quando o assunto é locação, a maior procura está concentrada na região central – especialmente nas ARSOs que vão da 203 Sul à 605 Sul – e também nas ARSEs centrais próximas à Avenida JK, que se destacam por sua localização privilegiada, infraestrutura consolidada e proximidade com as principais escolas de Palmas, além do fácil acesso a comércios e serviços”, explica.
No caso de imóveis à venda, ela revela uma valorização de áreas próximas à orla da Graciosa e à Avenida JK. “As ARSOs situadas ao redor das faculdades Ulbra e Católica também continuam entre as mais buscadas, principalmente por oferecerem praticidade, segurança, custo benefício e um excelente potencial de valorização".
Segundo a corretora, essas regiões concentram o maior volume de novos empreendimentos, impulsionadas por uma busca crescente por imóveis novos e pela confiança do setor da construção civil no potencial de crescimento da capital.
Pontos-chave a considerar para a escolha do imóvel:
- Proximidade com o trabalho e serviços importantes;
- Disponibilidade do transporte público;
- Segurança da região;
- Acesso a serviços e infraestrutura (saúde, comércio, lazer);
- Áreas verdes, qualidade de vida e opções de entretenimento.