Cinco homens são condenados por ataque entre facções em Xambioá
Crime deixou um morto e cinco feridos; penas variam de 21 a 31 anos de prisão
Por: Manchete do Tocantins
01/11/2025 • 11h30
O Tribunal do Júri de Xambioá, no norte do Tocantins, condenou nesta quinta-feira (30) cinco homens por envolvimento em um ataque motivado por disputa entre facções criminosas. O crime ocorreu em 18 de novembro de 2022, no setor Sertãozinho, e deixou uma pessoa morta e cinco feridas. As penas, que variam de 21 a mais de 31 anos de prisão, deverão ser cumpridas em regime fechado.
De acordo com o processo, o grupo invadiu uma residência e efetuou diversos disparos de arma de fogo, matando César Alessandro da Silva e Silva. Outras quatro pessoas conseguiram fugir e uma vítima baleada sobreviveu.
Foto: Divulgação | TJTO
Foram condenados Elivaldo Meneses dos Santos (35), Erasmo Soares de Abreu Júnior (21), Mateus Guedes de Sousa (24), Wallison da Silva (29) e Wendison da Silva (23), pelos crimes de homicídio qualificado, cinco tentativas de homicídio e por integrarem organização criminosa armada.
O juiz José Carlos Ferreira Machado fixou as penas com base na gravidade dos crimes e nos antecedentes dos réus. Elivaldo e Wallison receberam as maiores condenações, 31 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão. Mateus foi condenado a 29 anos, Wendison a 25 anos e Erasmo Júnior a 21 anos e 9 meses. Outros dois acusados foram absolvidos, e dois morreram durante o processo. A Justiça manteve a prisão preventiva dos condenados, que não poderão recorrer em liberdade.

