Homem é condenado a 16 anos por homicídio qualificado em Filadélfia
MPTO comprovou participação do réu em crime cometido durante festa no distrito de Bielândia
Por: Manchete do Tocantins
01/11/2025 • 08h30
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve a condenação de Lucas Dias Lima a 16 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelo homicídio duplamente qualificado de Dione Monteiro Ramos.
O julgamento ocorreu na quarta-feira (29), no Tribunal do Júri da Comarca de Filadélfia, com atuação do promotor de Justiça Guilherme Cintra Deleuse. O Conselho de Sentença acatou integralmente a acusação, reconhecendo as qualificadoras de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. A Justiça determinou a execução imediata da pena, e o réu saiu do Júri preso.
Foto: Marcelo de Deus |MPTO
Segundo o MPTO, Lucas participou da ação criminosa em conjunto com o irmão, Leandro Dias Lima, autor do disparo que atingiu a vítima. O promotor destacou que Leandro agiu com intenção de matar, disparando o revólver por motivo fútil após uma provocação iniciada pelo denunciado. O crime aconteceu em 18 de maio de 2014, no Parque de Vaquejada União, no distrito de Bielândia, em Filadélfia, durante uma festa no local.
De acordo com a denúncia, Lucas escolheu uma vítima aleatória para provocar e agredir, o que resultou em um disparo que causou lesões graves em Dione Monteiro Ramos. Após um longo período de internação e complicações, a morte foi confirmada em março de 2017. Leandro já havia sido condenado a 11 anos de prisão em processo correlato, mas segue foragido.

