Senadores da oposição se acorrentam em protesto contra Alexandre de Moraes
Ato visa pressionar presidência pela abertura de impeachment e votação da anistia aos condenados de 8 de janeiro
Por: Manchete do Tocantins
06/08/2025 • 18h00
Os senadores Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE), junto ao deputado Hélio Lopes (PL-RJ), protagonizaram um novo episódio de tensão no Congresso Nacional ao se acorrentarem à mesa do plenário do Senado nesta quarta-feira (6).

Foto: Ascom Jorge Seif
O protesto, segundo eles, é uma resposta direta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e tem como objetivo exigir a abertura do processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de pressionar pela votação do projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
A mobilização ocorre após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) na segunda-feira (4), e vem sendo articulada por parlamentares da oposição desde o início da semana. Eles passaram a ocupar fisicamente as mesas diretoras das duas Casas Legislativas como forma de obstrução. Na Câmara, deputados como Gustavo Gayer (PL-GO), Carlos Jordy (PL-RJ) e Luciano Zucco (PL-RS) foram vistos realizando atividades cotidianas sobre a mesa, incluindo tomar café da manhã.