Governador em exercício, Laurez lamenta afastamento de Wanderlei Barbosa
Governador prometeu diagnóstico das secretarias antes de definir mudanças
Por: Manchete do Tocantins
03/09/2025 • 14h28
Como governador em exercício, Laurez Moreira (PSD) assumiu o comando do Tocantins nesta quarta-feira (3), após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos). Em entrevista à TV Anhanguera, Laurez afirmou que a prioridade neste primeiro momento será realizar um diagnóstico do Estado junto a cada secretaria. O social-democrata disse lamentar o cenário em que chega ao Palácio Araguaia.

Foto: Divulgação
Laurez declarou que encara o afastamento “com muita tristeza”, lembrando o histórico de gestões interrompidas no Tocantins. “Eu sou um tocantinense nato, conheço nosso Estado como ninguém, sei do potencial. Infelizmente, quando se fala do Tocantins fora do nosso estado e dentro, o primeiro pensamento que vem são esses fatos negativos, e isso traz insegurança para o investidor. Tenho a consciência da responsabilidade deste momento”, disse. Ele também revelou não ter tido contato com Wanderlei Barbosa após a 2ª fase da Operação Fames-19.
O governador em exercício frisou que só após a avaliação do cenário definirá mudanças no secretariado. “Tenho que ver quem quer continuar colaborando com o governo, porque também não depende de mim, mas das pessoas que estão exercendo o cargo. Há aqueles que querem continuar e os que preferem não continuar”, afirmou. Segundo Laurez, o objetivo é realizar possíveis alterações “sem atropelo”.
A posse de Laurez Moreira foi conduzida em Palmas pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator da Fames-19. Em outubro de 2021, o mesmo ministro já havia vindo à capital para empossar Wanderlei Barbosa, então vice-governador, após o afastamento de Mauro Carlesse. Agora, Barbosa é investigado por suposto desvio de recursos destinados à compra de cestas básicas na pandemia.