Domingo, 2 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Tocantins é um dos estados com maior núm...

Tocantins é um dos estados com maior número de matrículas presenciais

Censo do Ensino Superior apontou que o estado tem poucos alunos matriculados no ensino a distância

Por: Mavi Oliveira

14/10/202518h30Atualizado

O Tocantins é um dos estados com maior número de matrículas presenciais no ensino superior. De acordo com o Censo da Educação Superior 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado registrou 73% de alunos matriculados em instituições federais.

Em contrapartida, o estado apresenta um dos menores números de matrículas em cursos a distância. Segundo o censo, há 4.051 estudantes matriculados na modalidade EAD por unidade da federação de localização da instituição.

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação


A pesquisa também trouxe dados referentes às matrículas de polos de instituições de ensino (IES) com sedes em outros estados. O Tocantins registrou 0,3% de matrículas em São Paulo (SP), 0,3% em Santa Catarina (SC), 0,2% no Rio de Janeiro (RJ) e 1,3% no Paraná.

No Brasil, a modalidade EAD se tornou uma das opções mais escolhidas pelos estudantes. Em 2024, o país alcançou a marca de 50,7%. São Paulo tem o maior número de matrículas, com 1.203.191 estudantes, seguido pelos estados de Santa Catarina (748.341) e Rio de Janeiro (521.337). 

Segundo a Universidade Federal do Tocantins (UFT), um dos fatores para o Tocantins não ter tantos estudantes no ensino a distância se deve a poucas instituições sediadas no estado que ofertam EAD volumoso, como no caso de várias faculdades privadas que se localizam principalmente nos grandes centros. "A menor participação do Tocantins pode ser efeito da conjunção desses fatores locais."

De acordo com a UFT, os dados revelam um potencial de crescimento da modalidade no estado. A instituição também reconhece que o Tocantins ainda é subexplorado em termos de penetração de EAD, o que representa uma oportunidade estratégica para expandir o acesso no interior do estado.

Atualmente, a UFT conta com 1.713 alunos matriculados no ensino à distância. Os cursos com maior número de matrículas são no grau de licenciaturas: matemática, biologia e computação. 

educação
ensino superior
Banner
Relacionadas