Domingo, 2 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Justiça determina que Unitins inclua cot...

Justiça determina que Unitins inclua cotas para quilombolas no vestibular

Ação civil pública apontou omissão da instituição no processo seletivo

Por: Mavi Oliveira

15/10/202515h30

A Justiça determinou que a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) inclua cotas para estudantes quilombolas no Vestibular Unificado 2026/1. A decisão veio após o ajuizamento de ação civil pública pela 15ª Promotoria de Justiça de Palmas, que apontou omissão da instituição no edital do processo seletivo, mesmo após retificação, quanto à reserva de vagas destinadas a esse grupo.

Foto: Nonato Silva | Dicom Unitins

Foto: Nonato Silva | Dicom Unitins


A medida acolheu os argumentos apresentados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e deu prazo de três dias para que a Unitins publique um edital retificador com a inclusão das cotas, observando as diretrizes da Lei Estadual nº 4.344/2023 e da Lei Federal nº 12.711/2012, que tratam de ações afirmativas voltadas à inclusão de negros, indígenas e quilombolas no ensino superior.

A Justiça também determinou que a universidade prorrogue, por 15 dias úteis, o prazo de inscrições do vestibular, informe as comunidades quilombolas sobre as mudanças e suspenda temporariamente as etapas do certame até que as medidas sejam cumpridas.

educação
ensino superior
Banner
Relacionadas