Tocantins alcança meta vacinal de BCG por 24 anos consecutivos
Segundo Dados do Anuário VacinaBR 2025 o Tocantins é o único estado a atingir essa meta
Por: Beatriz Pontes
10/07/2025 • 10h40 • Atualizado
O Tocantins é o único estado a alcançar a meta de cobertura vacinal da BCG nos últimos 24 anos, segundo Dados do Anuário VacinaBR 2025 produzido pelo Instituto Questão de Ciência (IQC).

Foto: Ananda Santos | Governo do Tocantins
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabelece como meta vacinar 90% da população-alvo. No Tocantins, a cobertura da vacina BCG superou os 100% em quase todos os anos nos últimos 24 anos.
A dose única da vacina BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose. Segundo o calendário vacinal, o imunizante deve ser aplicado em recém-nascidos ou em crianças de até 5 anos. No entanto, pessoas que não receberam nenhuma dose podem ser vacinadas em qualquer idade.
Só em 2024 o Tocantins distribuiu mais de 72 mil doses do imunizante e registrou uma cobertura vacinal de 107,94% da população-alvo.
A diretora de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES/TO, Gisele Luz, explica que, por ser aplicada logo após o nascimento, a vacina BCG não sofre com o abandono do esquema vacinal. “Nós alcançamos esses resultados com os esforços de todos os trabalhadores de saúde envolvidos. A BCG é a primeira vacina do calendário, aplicada logo após o nascimento do bebê. É também em dose única, por isso não enfrenta o abandono do esquema vacinal, então é uma imunização que nos empenhamos muito para que seja alcançada para toda a população e estamos felizes com esse avanço”, afirma.