Em meio a casos de metanol, governo intensifica fiscalização de bebida em Palmas
Ação preventiva busca evitar intoxicações por metanol e proteger consumidores
Por: Maria Rita Silva Sena
24/10/2025 • 12h05 • Atualizado
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participou, na quinta-feira (23), de uma ação conjunta em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas em Palmas. A iniciativa visa prevenir casos de intoxicação por metanol e proteger a população.
A fiscalização contou com o Procon-TO, a Vigilância Sanitária Municipal de Palmas (VISA/SEMUS) e a Superintendência Federal de Agricultura do Tocantins (SFA/TO).
Foto: Ananda Santos | Governo do Tocantins f
O superintendente do Procon-TO, Matheus H. S. Martins, explicou que são verificados rótulos, origens e notas fiscais das bebidas, principalmente destiladas, para evitar intoxicações e mortes. A analista de saúde e inspetora sanitária Larissa Santos Saraiva acrescentou que também são avaliadas as condições gerais dos estabelecimentos. A fiscalização busca prevenir riscos à saúde.
Recentemente, o Tocantins registrou um caso suspeito de intoxicação por metanol. O paciente apresentou sintomas como dores, náusea, vômitos, falta de ar e visão turva, e segue internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), aguardando resultados laboratoriais. A ação da SES-TO e dos órgãos parceiros reforça a vigilância e a segurança do consumidor.

