PM apreende 720 kg de pescado em operação no Parque do Araguaia
A operação que tem como objetivo coibir a pesca e a caça predatórias na região
Por: Beatriz Pontes
01/08/2025 • 12h00 • Atualizado
Sete pessoas foram abordadas durante a Operação Javaés 1 que ocorreu no Parque Nacional do Araguaia, em Pium, interior do Tocantins. A ação que tem como objetivo coibir a pesca e a caça predatórias na região apreendeu cerca de 720 kg de pescado.

Foto: Polícia Militar | Governo do Tocantins
Segundo os militares, as equipes policiais deslocaram-se por terra, água e ar, realizando abordagens sincronizadas entre as embarcações e a aeronave nas margens do rio Javaés.
Além da apreensão de pescado das espécies tucunaré, surubim, pacu e corvina a operação também confiscou dez tartarugas vivas (já devolvidas à natureza), uma ave silvestre abatida, mil metros de redes de emalhar, uma arma de fogo artesanal calibre 22, vinte munições de mesmo calibre, três embarcações, três motores rabeta de 18 HP e outros apetrechos usados na pesca predatória.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destaca a importância da operação na preservação da fauna local. “A presença integrada das forças ambientais por ar, terra e água garante uma resposta firme contra as práticas predatórias e assegura a preservação dos biomas tocantinenses.”
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, onde foi feito o registro do flagrante. Os materiais e equipamentos utilizados na prática ilegal foram devidamente apreendidos.