MPTO investiga alta de casos de covid-19 em Porto Nacional e cobra medidas
Prefeitura cancela Carnaval e órgão de saúde deve apresentar boletim epidemiológico
Por: Manchete do Tocantins
25/02/2025 • 14h00 • Atualizado
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) abriu um procedimento administrativo para investigar o aumento de casos de covid-19 em Porto Nacional neste ano. A medida foi anunciada na segunda-feira (24), dias após a prefeitura publicar um decreto, que cancelou as festividades de Carnaval entre 28 de fevereiro e 4 de março como estratégia de enfrentamento à doença.

Foto: Divulgação
A 7ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional notificou tanto a prefeitura quanto o governo do estado para prestarem esclarecimentos sobre a situação epidemiológica. O promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto concedeu um prazo de cinco dias para que os órgãos apresentem suas manifestações.
Além disso, o MPTO solicitou ao Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) a elaboração de um boletim epidemiológico detalhado sobre os casos de Covid-19 na cidade. O órgão também requisitou informações sobre possíveis medidas adicionais a serem adotadas.
O decreto municipal determina o uso de máscara de proteção em Porto Nacional, sendo obrigatório em unidades de saúde e recomendado em órgãos públicos e instituições de ensino. A Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infecção respiratória aguda que ainda preocupa autoridades sanitárias.