Quarta-feira, 3 de setembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Morre aos 91 anos Mino Carta, jornalista...

Morre aos 91 anos Mino Carta, jornalista que marcou a imprensa brasileira

Fundador da Carta Capital, jornalista morreu nesta terça (2) no Hospital Sírio-Libanês

Por: Maria Rita Silva Sena

02/09/202509h13Atualizado

O jornalista Mino Carta, fundador e diretor de redação da revista Carta Capital, morreu nesta terça-feira (2), em São Paulo, aos 91 anos. Ele vinha enfrentando problemas de saúde e estava internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, onde faleceu pela manhã.

Foto: Divulgação | Carta Capital

Foto: Divulgação | Carta Capital


O velório está marcado para as 12h no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. A morte foi confirmada às 5h59 pela própria Carta Capital, que destacou a importância do jornalista para a história do jornalismo brasileiro.

Nascido em Gênova, na Itália, Mino Carta criou e dirigiu algumas das principais revistas do país: Quatro Rodas (1960), Veja (1968), Isto É (1976) e Carta Capital (1994). Também esteve à frente do Jornal da Tarde (1966), considerado inovador pelo estilo e pela diagramação. Mesmo projetos que não prosperaram, como o Jornal da República (1979), marcaram época.

A morte do jornalista gerou repercussão imediata. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nas redes sociais: “O Brasil perdeu hoje um de seus maiores jornalistas. Mino Carta dedicou toda sua vida à criação e ao desenvolvimento de publicações que fizeram história, dando voz à defesa dos valores democráticos. Que seu exemplo siga inspirando as novas gerações de jornalistas”.

brasil
famosos
Banner
Relacionadas