Sábado, 1 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Moraes vota pela condenação de sete réus...

Moraes vota pela condenação de sete réus do núcleo das fake news

Ministro do STF aponta que grupo atuou para tentar manter Bolsonaro no poder após 2022

Por: Maria Rita Silva Sena

21/10/202512h40Atualizado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) para condenar sete réus do núcleo 4, responsável por ações de desinformação na chamada trama golpista. Segundo ele, o grupo atuou para tentar manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas urnas de 2022.

Foto: Reprodução | STF

Foto: Reprodução | STF


Moraes destacou que os réus espalharam informações falsas, atacaram autoridades e planejaram instabilidade social para justificar uma intervenção. Também ressaltou o uso ilegal do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para abastecer milícias digitais com desinformação e monitorar adversários políticos.

O ministro descreveu o grupo como parte de um “novo populismo digital extremista”, que usava redes sociais e aplicativos para propagar discurso de ódio e atacar instituições democráticas. As provas mostram que os núcleos atuavam de forma articulada, inclusive planejando um “gabinete de crise” para assumir o governo eleito.

Os réus do núcleo 4 são Ailton Moraes Barros, Ângelo Denicoli, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, Giancarlo Rodrigues, Guilherme Almeida, Marcelo Bormevet e Reginaldo Abreu. Entre os crimes apontados estão tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada e dano qualificado.

trama golpista
stf
moraes
Banner
Relacionadas