Domingo, 12 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Lei Magnitsky atinge Viviane Barci de Mo...

Lei Magnitsky atinge Viviane Barci de Moraes, esposa de ministro do STF

EUA impõem medidas contra Viviane e a LEX, empresa ligada a ela e aos filhos

Por: Maria Rita Silva Sena

22/09/202512h40Atualizado

Os Estados Unidos anunciaram medidas punitivas contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (22). O comunicado foi feito pelo Departamento do Tesouro e atinge a empresa LEX - Institutos de Estudos Jurídicos, da qual Viviane e os filhos são sócios.

 Foto: Ricardo Stuckert | PR

Foto: Ricardo Stuckert | PR


Em julho, o governo americano já havia aplicado a Lei Magnitsky sobre Alexandre de Moraes, impondo restrições econômicas por supostas “prisões arbitrárias” e “limitações à liberdade de expressão”. A legislação permite responsabilizar internacionalmente pessoas e instituições acusadas de violar direitos humanos.

Alexandre de Moraes é relator de ações penais no STF, incluindo inquéritos que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Segundo o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, Moraes teria atuado como “juiz e júri” em uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e norte-americanas.

Bessent afirmou que o ministro seria responsável por uma “campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que ferem direitos humanos e processos politizados”, reforçando que as sanções demonstram o compromisso do Tesouro em responsabilizar quem ameaça interesses e liberdades dos EUA.

moraes
EUA
Banner
Relacionadas