Sexta-feira, 28 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonar...

Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Segundo Moraes, Eduardo Bolsonaro atuou para coagir autoridades brasileiras

Por: Maria Rita Silva Sena

14/11/202512h04

O ministro Alexandre de Moraes votou para receber a denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação no curso do processo. A acusação afirma que ele tentou interferir, no exterior, no julgamento que condenou Jair Bolsonaro. O caso é analisado no plenário virtual do STF.

Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil | Arquivo

Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil | Arquivo


A PGR aponta que Eduardo pressionou ministros e autoridades por meio de articulações internacionais. Entre as ações citadas estão sanções dos EUA, como tarifas, suspensão de vistos e aplicação da Lei Magnitsky. Moraes diz que a conduta representa grave ameaça ao andamento do processo.

O julgamento vai até 25 de novembro, salvo pedido de vista ou destaque. Nesta fase, os ministros decidem se aceitam ou não a denúncia. Se houver maioria, Eduardo passa a responder a uma ação penal no Supremo.

A denúncia também envolve o jornalista Paulo Figueiredo, apontado como coautor. Para a PGR, os dois buscaram criar clima de intimidação e instabilidade para favorecer Jair Bolsonaro. A pena para coação no curso do processo varia de um a quatro anos de prisão.

moraes
eduardo bolsonaro
stf
Banner
Relacionadas