Sexta-feira, 28 de novembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Mais da metade da população do Tocantins...

Mais da metade da população do Tocantins vive em união conjugal, diz IBGE

Palmas concentra quase 121 mil pessoas que moram com cônjuge ou companheiro

Por: Manchete do Tocantins

05/11/202517h00

Mais de 652 mil tocantinenses vivem em algum tipo de união conjugal, segundo os dados preliminares do Censo 2022 divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa pouco mais da metade da população com dez anos ou mais no estado, acompanhando a média nacional, que alcançou 51%.

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil


Em Palmas, o levantamento identificou 120.909 pessoas morando com cônjuge ou companheiro — seja em casamento civil, religioso ou união estável. O total reforça o padrão de convivência conjugal consolidado entre os tocantinenses, enquanto o restante da população se divide entre pessoas sem união formal e aquelas que já foram casadas, separadas, viúvas ou divorciadas.

No país, mais de 90 milhões de brasileiros vivem com parceiro, contra 81 milhões em 2010. O número de pessoas que não estão em união caiu para 49%, somando 85,7 milhões. Destas, 53 milhões nunca moraram com companheiro e 32,6 milhões são separados, viúvos ou divorciados. Entre os estados, Santa Catarina (58%) tem o maior percentual de pessoas vivendo em união, enquanto o Amapá lidera entre os que nunca viveram com cônjuge (35%) e o Rio de Janeiro concentra o maior número de separados, viúvos e divorciados (21%).

tocantins
palmas
ibge
Banner
Relacionadas