Mais da metade da população do Tocantins vive em união conjugal, diz IBGE
Palmas concentra quase 121 mil pessoas que moram com cônjuge ou companheiro
Por: Manchete do Tocantins
05/11/2025 • 17h00
Mais de 652 mil tocantinenses vivem em algum tipo de união conjugal, segundo os dados preliminares do Censo 2022 divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa pouco mais da metade da população com dez anos ou mais no estado, acompanhando a média nacional, que alcançou 51%.
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
Em Palmas, o levantamento identificou 120.909 pessoas morando com cônjuge ou companheiro — seja em casamento civil, religioso ou união estável. O total reforça o padrão de convivência conjugal consolidado entre os tocantinenses, enquanto o restante da população se divide entre pessoas sem união formal e aquelas que já foram casadas, separadas, viúvas ou divorciadas.
No país, mais de 90 milhões de brasileiros vivem com parceiro, contra 81 milhões em 2010. O número de pessoas que não estão em união caiu para 49%, somando 85,7 milhões. Destas, 53 milhões nunca moraram com companheiro e 32,6 milhões são separados, viúvos ou divorciados. Entre os estados, Santa Catarina (58%) tem o maior percentual de pessoas vivendo em união, enquanto o Amapá lidera entre os que nunca viveram com cônjuge (35%) e o Rio de Janeiro concentra o maior número de separados, viúvos e divorciados (21%).

