Guaraí prevê gasto de R$ 22,3 milhões para terceirizar 409 postos de trabalho
Prefeitura diz que medida é temporária até conclusão de concurso
Por: Manchete do Tocantins
15/11/2025 • 11h30 • Atualizado
A Prefeitura de Guaraí lançou uma licitação para contratar uma empresa responsável por empregar 409 trabalhadores que ocuparão 33 cargos em oito secretarias municipais. O gasto anual estimado é de R$22,3 milhões, com contrato inicial de 12 meses e possibilidade de prorrogação por até 10 anos.
O processo, na modalidade pregão, selecionará a proposta de menor preço e recebe inscrições até 25 de novembro.
Segundo o edital, as vagas correspondem a funções de apoio administrativo. A administração municipal afirma que terceirizar é mais vantajoso no curto prazo devido à urgência na manutenção dos serviços, enquanto o concurso público, que já tem comissão, é uma solução de longo prazo.
Foto: Prefeitura de Guaraí | Divulgação
No documento, a prefeitura argumenta que a contratação efetiva elevaria permanentemente a folha de pagamento, afetando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
As vagas estão distribuídas entre as secretarias de Administração e Planejamento; Obras e Infraestrutura; Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Esporte, Juventude e Turismo; Mulher, Habitação e Regularização Fundiária; Educação; Saúde; e Assistência Social. O município diz que não há falta de equipe e que a terceirização tem caráter transitório para garantir continuidade e eficiência dos serviços públicos.

