CPMI do INSS inicia nova fase com depoimento de Carlos Lupi na segunda-feira
Comissão investiga um esquema bilionário de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões
Por: Manchete do Tocantins
06/09/2025 • 10h30
A CPMI do INSS entra em nova etapa na próxima segunda-feira (8), quando será ouvido o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi. O colegiado, instalado em 20 de agosto, já recebeu representantes da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, Defensoria Pública da União e o advogado Eli Cohen. A comissão investiga um esquema bilionário de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, revelado em abril deste ano.

Foto: Zeca Ribeiro Câmara dos Deputados
A expectativa é que o depoimento de Lupi seja um dos mais aguardados, especialmente pela oposição, que tenta associar as fraudes ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lupi chefiou o ministério entre janeiro de 2023 e maio de 2025 e deixou o cargo após a descoberta do esquema, sendo substituído por Wolney Queiroz. À época, o prejuízo foi estimado em R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024.
Além de Lupi, estão marcadas para este mês as oitivas do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, em 15 de setembro, e de Maurício Camisotti, em 18 de setembro, ambos investigados pela PF. Outros ex-ministros e ex-presidentes do INSS também devem ser chamados a prestar esclarecimentos. Por acordo entre os membros da CPMI, a participação de autoridades ocorrerá por meio de convites e não de convocações obrigatórias.