Ricardo Ayres será relator da CPMI do INSS para investigar fraudes e desvios
Comissão, presidida pelo senador Omar Aziz, investigará fraudes e desvios na Previdência Social
Por: Manchete do Tocantins
15/08/2025 • 18h24
O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) foi definido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes e desvios na Previdência Social, conhecida como “CPI do INSS”. A presidência da comissão ficará com o senador Omar Aziz (PSD-AM), e a instalação está marcada para a próxima quarta-feira (20).

Foto: Divulgação | Republicanos
Ayres afirmou que conduzirá a relatoria com responsabilidade, de forma técnica, imparcial e transparente. “Nosso compromisso é apurar com rigor todas as denúncias de irregularidades que possam ter prejudicado aposentados e pensionistas, garantindo que os culpados respondam pelo que fizeram e que os direitos de cada beneficiário sejam preservados”, disse o parlamentar.
Com 46 anos e no primeiro mandato como deputado federal, Ayres é visto como um nome de centro e moderado, próximo a Motta. A CPMI tem como foco investigar fraudes cometidas por entidades associativas que realizavam descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.