Entenda por que sexta-feira virou feriado do Senhor do Bonfim no Tocantins
Feriado estadual busca promover a integração sociocultural entre as comunidades locais
Por: Mavi Oliveira
15/08/2025 • 07h00 • Atualizado
O Tocantins comemorará, nesta sexta-feira (15), o dia de Senhor do Bonfim como feriado estadual pela primeira vez. A data, voltada para tradições religiosas e culturais, foi instituída no calendário cultural do Estado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no ano passado.

Foto: Tharson Lopes | Governo do Tocantins
O feriado tem o objetivo de promover a integração sociocultural entre as comunidades locais, fortalecer o patrimônio cultural e incentivar o turismo religioso.
A tradição da Romaria do Senhor do Bonfim surgiu em 1750. A história conta que um vaqueiro encontrou uma imagem de Cristo crucificado em um tronco na região do povoado Bonfim. Ele levou a imagem para casa, mas ela desapareceu e reapareceu no mesmo lugar onde foi encontrada. Esse caso marcou o início da religiosidade.
A celebração reúne fiéis, peregrinos e turistas. A tradição inclui novenas, caminhadas e procissões. A mais marcante é a romaria a pé, em que os fiéis percorrem cerca de 23 km do município de Natividade até o povoado do Bonfim e expressam sua fé e gratidão pelas graças alcançadas. Um santuário em homenagem à imagem sagrada está presente no local.