Combate à violência de gênero: TO lança assistente virtual de apoio às mulheres
A ferramenta será lançada no dia 1º de agosto como parte das ações do Agosto Lilás
Por: Beatriz Pontes
30/07/2025 • 08h30
No próximo dia 1º de agosto, o Governo do Tocantins lança a assistente virtual “TIA por ELAS”, iniciativa que integra a campanha Agosto Lilás e tem como objetivo reforçar o combate à violência doméstica e familiar.

Foto: Governo do Tocantins
Desenvolvida para operar de forma simples e intuitiva, a tecnologia oferece orientações sobre os direitos das mulheres, indica a localização de delegacias especializadas, facilita denúncias, direciona as vítimas para a rede de atendimento, entre outras funções voltadas à proteção e garantia dos direitos das mulheres. O sistema foi produzido de maneira a assegurar o anonimato das usuárias.
“A TIA por ELAS é mais do que uma inovação tecnológica, é um instrumento de cidadania e acolhimento. Desenvolvemos essa ferramenta pensando em cada mulher que, muitas vezes em silêncio, busca ajuda, orientação ou proteção. Com esse canal, damos mais um passo firme na construção de uma rede acessível, segura e eficaz de enfrentamento à violência de gênero. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher esteja sozinha. A tecnologia está, agora, a serviço do cuidado, da escuta e da transformação social”, destaca a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.
O analista em Sistemas de Informação e idealizador do projeto TIA, Vagner Cassol, “Essa solução foi pensada para ser intuitiva e acessível, garantindo que qualquer mulher, independentemente de sua familiaridade com meios digitais, possa obter ajuda de forma ágil e humanizada”.
O lançamento oficial ocorrerá durante evento da campanha Agosto Lilás no Palácio Araguaia, que contará com a presença de autoridades e representantes de movimentos sociais. Após a estreia, a assistente virtual estará disponível no portal da Secretaria de Estado da Mulher.