Caminhada em Araguaína mobiliza centenas de pessoas contra a violência de gênero
Durante o percurso e no ponto de dispersão, foram realizadas ações educativas
Por: Beatriz Pontes
08/08/2025 • 09h00 • Atualizado
A 3ª edição da Caminhada Agosto Lilás reuniu centenas de pessoas em Araguaína, na tarde da última quinta-feira (7), com o objetivo de conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher. A mobilização teve início às 16h, no Ginásio Pedro Quaresma, e seguiu até a Via Lago.

Foto: João Guilherme Lobasz | Governo do Tocantins
A delegada titular da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Sarah Lilian, destacou a importância do evento. “A sociedade não tolera mais nenhum tipo de violência de gênero. Essa caminhada é simbólica e foi abraçada pela comunidade. Araguaína não registra feminicídios há dois anos, e isso é reflexo dessa conscientização”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, que também estava presente, reforçou o compromisso da pasta com políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. “Combater a violência contra a mulher é responsabilidade de todos, com ações tanto repressivas quanto educativas. Araguaína vem dando um show, graças ao trabalho conjunto de diversas agências e ao forte caráter preventivo das iniciativas”, destacou.
Durante o percurso e no ponto de dispersão, foram realizadas ações educativas, com a distribuição de materiais informativos sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, canais de denúncia e os serviços de apoio às vítimas. Também foram oferecidos atendimentos jurídicos, aulas de defesa pessoal e dança.
A iniciativa faz parte da campanha nacional Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Canais de denúncia
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)
Delegacia Virtual
Disque 190
Disque 180: Central de Atendimento à Mulher, com ligação gratuita e disponível 24 horas por dia, permitindo denúncias anônimas.