Tocantins é um dos estados mais afetados pelo tarifaço
Em 2024, o Tocantins exportou US$ 74 milhões para os Estados Unidos
Por: Mavi Oliveira
11/08/2025 • 14h00 • Atualizado
As tarifas de 50% sobre os produtos importados do Brasil entraram em vigor na última quarta-feira (6). O estado do Tocantins é um dos mais afetados pela medida, que sobretaxa 95% a 100% das vendas aos Estados Unidos, segundo estimativa do jornal Folha de S. Paulo a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A taxação também atinge o Alagoas, Acre, Amapá, Ceará, Rondônia, Paraíba e Paraná.

Foto: Diego Baravelli | MInfra
Somente os estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e Maranhão tiveram um percental de taxas inferior a 50%.
O Tocantins exportou US$ 74 milhões para os Estados Unidos em 2024. Todos os produtos estão em classe sobretaxadas, como a carne bovina, peptona, sebo animal, ossos, gelatina e derivados.
O estado não depende tanto dos Estados Unidos na exportação, mas isso não diminui o impacto em setores específicos e em microrregiões. A China é o principal aliado externo do Tocantins, responsável por 47% das exportações no último ano. Os EUA aparecem em sexto lugar.